terça-feira, 27 de julho de 2010

Você sabe o que é glúten?




Saiba mais sobre este componente que está em todos os rótulos de alimentos.

O glúten é uma proteína presente no trigo, cevada, centeio, aveia, triticale, malte e painço e em todos os seus derivados, como a farinha, farelos, germe, etc.

Ele é formado quando se adiciona água à farinha, onde seus dois componentes (gliadina e glutenina) se aglomeram para formar a massa. Conforme a massa é trabalhada, o glúten confere elasticidade, plasticidade e adesividade, permitindo o crescimento do pão, sua maciez e boa textura. O fubá e as farinhas de milho, arroz, batata, mandioca, amido de batata e soja não apresentam estas propriedades por não conterem um destes componentes que formam o glúten.  De acordo com a Lei n0 8.543, de 23 de dezembro de 1992, há a obrigatoriedade de informar no rótulo a presença de glúten nos alimentos. Isto porque diversas pessoas apresentam sensibilidade a esta proteína. 
Esta sensibilidade, também conhecida como Doença Celiaca, é caracterizada principalmente por vômitos, diarréias, distensão abdominal e dificuldade na absorção dos nutrientes pelo organismo. Como esta doença não tem cura, a pessoa deve evitar, de acordo com a indicação de um nutricionista, os alimentos que contenham glúten.
Assim, a pessoa intolerante ao glúten, deve evitar os produtos como pães, biscoitos, bolos, massas, salsichas, hambúrguer, salgadinhos, leite maltado e outros produtos que contenham farinha de trigo, cevada, aveia e centeio. O importante é estar sempre atento ao rótulo dos alimentos que for consumir. 
As pessoas que não apresentam este tipo de doença intestinal podem consumir tranqüilamente produtos contendo glúten. Mas atente-se que estes alimentos contêm calorias e outros nutrientes.
Para saber mais, consulte sempre um Nutricionista. Ele é a pessoa mais indicada para conversar com você sobre alimentação.

Fonte: Site Médico

Nenhum comentário:

Postar um comentário