Quem procura opção de receitas para diabéticos quase sempre encontra pratos doces que substituem açúcar por adoçante. Mas nos pratos salgados também deve haver preocupações quando a receita for preparada especialmente para pessoas com diabetes. Um exemplo é essa Esfiha (ou esfirra) aberta de carne que leva para mesa todo sabor da comida árabe sem comprometer a dieta dos diabéticos.
Massa
Misturar o fermento e o açúcar. Juntar com a farinha de trigo e a farinha de aveia e bater na batedeira por 1 minuto na velocidade média. Enquanto bate na batedeira, adicionar o óleo e depois adicionar a água aos poucos. Colocar a massa sobre uma superfície de mármore ou metal e sovar até que fique com a aparência homogênea. Deixar a massa crescer por 40 minutos.
Recheio
Tirar a pele e as sementes do tomate e cortar em cubos pequenos. Tirar a casca da cebola e cortar em pequenos cubos. Adicionar sal a gosto na carne e misturar com o tomate e a cebola picados.
Como montar as esfihas
Cortar a massa em 3 tiras. Deslizar a massa sobre a superfície e fazer um rolo de cerca de 2 dedos de altura. Cortar o rolo em 8 pedaços iguais de cerca de três dedos de comprimento. Fazer bolinhas com cada pedaço. Peneirar o fubá sobre a superfície e deixar as bolinhas de massa sobre o fubá. Achatar cada bolinha sobre a superfície com três dedos formando um disco. Fazer um monte com três discos e apertar e o centro deles e girar ao mesmo tempo para dar o formato. Colocar 1 colher de sopa de cheio sobre cada disco. Apertar o recheio do centro às bordas. Assar em forno pré-aquecido a 180°C por 35 minutos.
Fonte: www.diabetes.etc.br/
Fonte: www.diabetes.etc.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário