segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Hoje é o Dia do Macarrão



A origem do macarrão não está esclarecida ainda. Há registros de tipos de massas, que poderiam ter originado o macarrão, na história de várias civilizações antigas, como dos assírios e babilônicos.
Na versão mais comum, o macarrão teria sido trazido da China ao Ocidente por Marco Polo, no século XIII. Entretanto, em 1279, 16 anos antes do retorno de Marco Polo, foi registrada uma cesta de massas no inventário de um soldado genovês. A palavra macaronis, utilizada no inventário, seria derivada do verbo maccari, de um antigo dialeto da Sicília, que significa achatar.
Apesar da origem desconhecida do macarrão, é a partir do século XIII que o macarrão foi difundido pela Europa. Os italianos foram seus maiores difusores e consumidores, tanto que inventaram mais de 500 variedades. No entanto, o ancestral do espaguete foi um produto trazido pelos árabes para a Europa, também no século XIII. Eram tubos ocos compridos, de massa leve, que secavam enrolados em fios de palhas.
No século XVIII o espaguete ou spaghetti já era tão popular que os aristocratas ingleses eram capazes de viajar até Nápoles só para comer a massa, servida em barracas no meio da rua.
A palavra spaghetti significa barbante, e chegou ao Brasil, junto com outros tipos de massas, trazidos pelas primeiras famílias de imigrantes italianos.

Fonte: Setor 1
E em comemoração ao dia...

Macarrão na Panela de Pressão




Ingredientes

2 colheres de sopa de óleo
1 de cebola cortada em fatias
500g macarrão penne ou parafuso
1 caixa de molho de tomate (500g)
1 litro de água fervente
700g de lingüiça calabresa defumada
sem pele e desmanchada
1 lata de creme de leite
Sal 

Modo de preparo

Coloque o óleo em uma panela de pressão, doure a lingüiça e cebola cortada. Junte o macarrão, o molho de tomate, a água e o creme de leite. Feche a panela e quando começar a apitar diminua o fogo e marque 5 minutos. Após esse tempo tirar a pressão e abrir logo a panela e servir.

 

 

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Vinhos


Este fim de semana, tive a oportunidade de conhecer 2 vinícolas brasileiras que produzem os melhores vinhos do Nordeste, quiçá do Brasil. Localizada no Vale do São Francisco - Pernambuco.

Visitamos primeiro a Vinícola Botticelli a qual possui 150 hectáres de vinhedos, e produz mais de 1,5 milhões de vinhos por ano! Imagine!...a quantidade imensa de vinhos produzidas lá? Nossa...quando eu vi, os barris enormes para fermentação, os barris de madeira para saborização do vinho..é realmente de babar!

Na Botticelli produz as uvas:

Carbenet Sauvignon;
Chenin Blanc;
Moscato Cenelli; 
Petite Syrah

O resultado são vinhos harmonizados e jovens, para serem degustados com diversos pratos, da cozinha nacional e francesa.






 Na vinícola Miolo, (lugar mais lindo que já vi), aVinícola Ouro Verde está localizada no município de Casa Nova na Bahia. A vinícola produz anualmente 2 milhões de litros entre vinhos e espumantes em 200 hectares próprios, mais 520 mil litros de vinho para brandy. Até 2018 a estimativa é produzir 5 milhões de litros de vinhos e 4,8 milhões de litros de vinhos para brandies, ampliando os vinhedos para 400 hectares.

 Na Miolo as uvas produzidas são:

Cabernet Sauvignon;
Shiraz;
Moscatel;
Chenin Blanc;
Sauvignon Blanc;
Verdejo;
Chardonnay;
Grenache

Sei de uma coisa...degustei os melhores vinhos, espumantes e brandy´s...e a saudade ficou...rs...



terça-feira, 12 de outubro de 2010

Creme de abóbora


Ingredientes

50 g Azeite 30 ml Manteiga   
25 g Cebola 50 g Alho
800 g Abóbora japonesa
30ml Vinho branco
Quantidade necessária de Sal e pimenta do reino
Creme de leite fresco 50 ml 

Caldo de legumes
 
 3 Cebolas
1 cabeça de Alho
1 Alho poró  
3 Cenoura  
1 Salsao  
½ maço Salsinha
½ maço Cebolinha  
Quantidade necessária de Água 

Molho
 
100 g Iogurte natural   
Quantidade necessária de Azeite de trufas
Quantidade necessária Tomilho fresco 

Modo de Preparo

Corte os legumes do caldo de legumes grosseiramente e leve a panela com água. Deixe ferver por aproximadamente 1 hora, reserve. Corte a abóbora em cubos grandes e retire a casca. Corte a cebola e o alho em brunoise e leve a panela com a manteiga e o azeite. Deixe a mistura suar e acrescente à abóbora em cubos. Assim que tiver refogado levemente a abóbora, acrescente o vinho. Deixe evaporar o álcool e acrescente o caldo de legumes coado. Cozinhe até abóbora amoleça. Deixe repousar para baixar a temperatura. Leve a mistura a um processador até virar um creme consistente. Lembrando de não misturar muito o caldo no processador para que a mistura não fique muito aguada. Volte o creme para a panela e acerte o sal e a pimenta. Acrescente o tomilho para dar aroma e o creme de leite para suavizar os sabores.

Para o molho

Misture em um bowl o iogurte natural junto com o tomilho fresco picado e o azeite de trufas até que fique homogêneo.

Sirva o creme em um prato fundo acompanhado do molho.

Receita do Chef: Dalton Rangel


domingo, 10 de outubro de 2010

Coquetel Blue



Ingredientes

1/2 parte de licor Curaçau Blue 
Meia lata de Leite condensado
Meio copo de Sprite
Cubos de gelo

Modo de Preparo

Bata tudo em liquidificador, coloque em taças decoradas.
Sirva imediatamente.